quarta-feira, abril 01, 2009

Sobre Soberania.

Novamente aos reclames, este motivado por duas notícias bem típicas no nosso mundo:
i) a Liga Árabe, por unanimidade, aprovou uma moção de apoio ao 'presidente' do Sudão contra o 'temível' e 'colonialista' Tribunal Penal Internacional (não que eu espere algo dos países árabes além de problemas);
ii) o presidente Lula estava na Cúpula Árabe atual e tinha sido escalado para sentar junto ao sudanês, mas fugiu tanto de sentar junto a ele quanto de o criticar (óbvio).

Primeiramente, sobre a idéia de que a decisão do TPI seria colonialista ou ofenderia a soberania do Sudão. Creio que ofende sim a soberania do Sudão, mas presumo que todos saibam que soberania é relação de poder. A idéia que povos 'fracos' seriam soberanos ou teriam direito a soberania não surge deste conceito, mas do de 'Auto-determinação dos povos'.
Conceito este que é oriundo do poço ideológico dos Direito Humanos, vem a idéia que cada indivíduo deve ser livre, logo os grupamentos deles também, se um indivíduo não pode ser obrigado contra seus direitos, por que ele o poderia quando em grupos?

Mas dado o 'bom moçismo' ideológico que hoje temos parecemos esquecer que a idéia que permite que os bandidos no governo de tantos países suportam sua soberania nos direitos que esmagam. E o mais importante, a falta de coragem e vontade dos países 'ocidentais' para corrigir isso apenas contribui para agravar e manter tal situação.
São apenas as fragilidades morais e intelectuais atuais de nossas sociedades.

E para um pouco de polêmica:

O problema da Guerra do Iraque, não é que o Bush tenha invadido o Paquistão e o Iraque, mas que tenha parado neles. E ter deixado em pé o Sudão, Irã, Síria, Argélia, Líbia, Coréia do Norte... Este é o problema, o não fazer o 'serviço' direito...

Nenhum comentário: