domingo, março 08, 2009

Sobre um comentário

Bem, cara Júlia Cristina, minha única comentarista, eu disse inglaterra pois considerava que ela que exerceu o poder colonial naquela coleção de tribos imbecis e incapazes de conviverem sozinhas daquele pedaço de Africa esquecido dos homens.
E por mais defeitos que os europeus (e até americanos) tenham hoje em dia, massacres religiosos estão um pouco aquem das possibilidades morais deles agora. Creio que eles já passaram da fase de tolerar isso.
E no mais de que adiantou a descolonização africana? Para que os Africanos pudessem se matar e morrer de fome? Se eles não conseguem viver e conviver sem estarem sob julgo de alguma nação estrangeira eles tinham mais que aceitar um 'cabresto' e serem 'educados' para virem feito gente.
Mas, o pior sobre a Africa é ver seus lideres usarem de palavrinhas de ordem medonhas e ridiculas que um dia significaram algo e cada vez que são proferidas por eles perdem algo de sua beleza pura para justificar suas brutalidades barbaries e rapinas.

Kant dizia que com o iluminismo, a chegada as luzes o ser humano tinha atingido um estado de maioridade moral e intelectual. Mas, como a Alemanha primeiro provou este estado pode ser facilmente esquecido, e mais a Africa e seus dirigentes desde a muito provam que as luzes inda são poucas e são usadas para "com a melhor das intenções" manter as treevas em suas posições...

Nenhum comentário: